domingo, 30 de março de 2008

1o dia vivendo a cidade

Hoje foi o primeiro dia vivendo de verdade a vida em Vancouver. E que vida!
Agora estou tendo uma vaga noção porque esta cidade foi eleita uma das melhores cidades para se viver.
Beleza, organização, gente bacana e lugares incríveis. E pensar que hoje é o primeiro dia.
Logo no café da manhã fiquei conversando com Vesna e Pino sobre o Canadá. Estávamos conversando sobre o país ser tão multicultural que acabou perdendo sua identidade. Não é igual ao Brasil, que tem muitos imigrantes mas nós sabemos que o Brasil tem uma cultura, assim como a Argentina, e tantos outros países.
Pino ( que eh canadense, mas se diz italiano) me dizia que aqui no Canadá , os canadenses tem uma postura de ser politicamente corretos e não querer incomodar os outros. Então se tem chinês, japonês, italiano eles fazem questão de que estas pessoas vivam os seus países , colocando os informativos e todos os recursos para que estas pessoas se reconheçam aqui. Diferentemente no Brasil que acolheu muitos imigrantes mas eles incorporaram o jeito de ser do brasileiro, pois tiveram que aprender português, e se adaptar a vida brasileira.
Aqui no Canadá um chinês por exemplo vai a Chinatown ( um bairro daqui) e não precisa falar inglês se quiser e portanto não precisa adquirir hábitos do Canadá.
E muitas pessoas nascidas aqui mas com pais de diferentes partes do mundo se dizem de outra nacionalidade , como o Mr. Pino, que eh canadense de nascença mas se diz italiano por causa da cultura e dos pais.
Eu não sei o que o Brasil fez para que os imigrantes incorporassem o nosso jeito de viver. Talvez seja isso mesmo o nosso jeitinho brasileiro tão encantador ...
Depois desse papo político e cabeça recebi a ligação de uma brasileira chamada Roberta( estudante de Vitória - ES, que está na casa da Mônica, amiga da Vesna) a dar um passeio pela cidade.
Só não imaginei que o passeio seria tão bom. A ídéia era irmos até a PLI ver onde eh nossa escola de inglês. Mas fomos ao Harbour Trade Centre( a torre que dá para ver a cidade toda), ao Public Market( que reúne tudo que eu gosto: um mercado de produtos frescos de tudo quanto eh parte do mundo, comida de tudo quanto eh lugar do mundo , música e um visual...), e por fim vimos o Relógio a vapor9 construído em 1870 e ainda funciona- incrível!!!!). Ah também demos uma volta por gastow, um chamoso bairro aqui.

É isso . Agora vou dormir que ainda estou com o horário do Brasil.

Ah por falar em Brasil Mr. Pino achou o máximo eu ter colocado a minha canga do Brasil esticada no meu armário. Achou super nacionalista.

beijos a todos e fiquem com Deus.

ADOREI OS RECADOS AMIGOS E FAMÍLIA
SAUDADES MAMY, DAD, RAMON , ALLAN E GUSTAVO

Nenhum comentário: